segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Geografia Comparada da América Latina

Atenção 7° Anos,

Os trabalhos neste bimestre prevêem o debate sobre a realidade socioespacial construída na América Latina tendo como estratégia de ensino o estabelecimento de relações e estudos comparativos - as relações tem como objetivo a interpretação do sistema colonial comum a nossa realidade latino americana e as comparações visam criarmos um repertório que possibilite interpretação da complexidade que está região possui, como uma realidade produzida e em construção.

Vamos a nossa primeira etapa!!!

Roteiros de Viagens: Construindo olhares sobre a América Latina.

Primeiramente, consultaremos um sítio com relatos de viagens: http://www.mochileiros.com/. Neste sítio existem informações de relatos de viajantes a diferentes lugares do mundo, basta selecionarmos o link relatos de viagem para conhecermos estas aventuras.




Muita atenção a nosso próximo passo, no sítio os relatos estão divididos por regiões, como nosso tema é América Latina, tanto faz escolhermos relatos que sejam da América do Sul ou da América Central, Caribe e México. Após escolherem uma das regiões selecione um relato para nossa atividade, que constitirá em:


- Em grupos de 3 pessoas montar um resumo sobre a viagem realizada e depois projetar o roteiro feito pelos viajantes em um mapa.


Não se esqueçam que os mapas devem conter título e legenda. Abaixo postei um modelo para a legenda, para que tenhamos um padrão de comparação entre os trajetos selecionados por toda a sala.


Bom trabalho!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Questão Indígena no Brasil

Para o pessoal do 2º da Escola Mariano de Oliveira,

Caros alunos, conforme o prometido logo abaixo seguem os vídeos sobre a questão indigena no Brasil. O tema dos vídeos remetem a polêmica gerada na imprensa e em algumas instancias do Estado na homologação da Terra Indigena Raposa Serra do Sol. Vou deixar disponível, logo abaixo dos vídeos, os textos que complementam a discussão e colocam em xeque muita das posições tomadas nos vídeos. Bom trabalho.




more about "untitled", posted with vodpod

more about "General Heleno e política indigenista...", posted with vodpod






more about "Índios são donos de 93% Roraima-Sen.K...", posted with vodpod
Textos do trabalho. Clique no link abaixo.
http://www.mediafire.com/?j2njnmnw4zm