terça-feira, 15 de março de 2011

Aulas virtuais de Geografia para Vestibular no Estado de S. Paulo.

Para aqueles que desejam estender os seus conhecimentos, acompanhem essa aula virtual que foi postada no sitio do Estado de S. Paulo. O tema da aula é processo de urbanização no Brasil.

Boa aula
AULA VIRTUAL: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,sala-de-aula-respostas-de-geografia,690701,0.htm

domingo, 6 de março de 2011

Crise da Bipolaridade

Caros alunos,

Segue a seguir, conforme o prometido os vídeos que foram apresentados em nossa aula. É óbvio que inicialmente é preciso revermos nosso tema. Por isso, lembre-se:

O mundo Bipolar entrou em colapso nos anos 1980, principalmente entre 1989 e 1991, resultado de dois fatores conjulgados: o esgotamento da economia planificada da União Soviética e o surgimento de novos pólos mundiais de poder: como os países da União Européia, o Japão e mais recentemente a China.

Os vídeos a seguir tem o intuíto de demonstrar os marcos desse colapso, primeiramente o evento que marca a queda de um dos símbolos máximos do período: O Muro de Berlim. Observem inicialmente o que era esse muro:


Muro de Berlim virtual
Enviado por geocidades. - Vídeos de notícias da mídia alternativa.

A reportagem a seguir revive o momento da Queda do Muro e a felicidade dos berlinenses com o fim do muro que segregava-os. Revejam.


2 JN_Queda do Muro
Enviado por geocidades. - Vídeos de notícias de última hora.

Nossos últimos vídeos da aula foram uma reflexão de outro episódio importante que finaliza esta período do século XX, o fim da URSS em 1991.



Um fim inusitado, mas que torno-se cada vez mais esperado. Após a queda do Muro de Berlim e a independência de vários países que participavam da URSS, que aos poucos iam organizando a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), não havia mais o que se esperar da URSS: "Na penumbra, sem hinos, sem homenagens...partiu para sempre um símbolo que já foi temido, já foi amado, já foi odiado...". Mas, o que se tornou o país que liderou uma das mais belas revoluções socialistas do século XX (A revolução Russa de 1917), vejamos o vídeo a seguir:



Uma revolução socialista histórica que após a II Guerra Mundial reorganizou o mundo e promoveu uma das maiores disputas ideológicas-políticas da humanidade (capitalismo X socialismo) se foi. As glórias e sofrimentos dos membros da ex-URSS estão aos poucos dando lugar ao capitalismo e a uma economia no Leste Europeu que vem se adaptando aos resquícios de quase um século de socialismo na área.