quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Descer do salto e passar a rasteira.

Mais uma para a coleção de gafes da Secretária de Educação do Estado de São Paulo que divulgou texto classificando mais de 1.500 professores como nota 0. Essa notícia deturpada e confusa omite que boa parte desses professores que estão com a pontuação da prova, elaborada pelo Governo do Estado no final do ano passado, igual a 0 são de profissionais que sequer fizeram a prova.
A “birra” da secretária – não tenho meios de classificá-la de outra maneira – veio motivada pelo ganho de causa na justiça da APEOESP, entidade de classe que representa os professores do Estado de São Paulo, que permitiu que os professores que não realizaram a prova de participarem da atribuição de aulas.
Descer do salto e passar a rasteira tem sido a infeliz política de valorização do professor por parte da secretária de Educação, que tem tornado corriqueiro os ataques a classe como a entrevista para Revista Veja que classificou aumento de salários para professores como “Baboseira ideológica” e retirou sem nenhum motivo aparente – ou que pelo justificasse uma política pública eficiente para as escolas – o “art. 22” e a remoção para os ingressantes da rede pública estadual, que não poderão em três anos participar de processo, que só ocorria ao final de cada ano, para poderem mudar de escola.Todos essas ações vem demonstrando o quanto de inabilidade nossa secretária tem em lidar com uma estrutura que todos sabemos é defasada e prejudica a administração das escolas, mas que não tem como único culpado o professor.
Infelizmente a valorização do professor pela secretária pouco contribui para tantos profissionais que se empenham e esperam por uma escola pública que atenda as necessidades e anseios da sociedade.

Vídeo produzido por Paulo Guiraldelli - filosófo: "Baboseira Ideológica", posted with vodpod
PS. Vale a pena retratar uma propaganda veiculada pelo Governo do Estado e a Nossa Caixa do computador do professor: apesar de desde de Dezembro está propaganda ser anunciada ainda não foi obtido financiamento para nenhum professor desses computadores. Quando enviei para a Secretária da Educação um e-mail para informações sobre “a que pé andam as coisas” o e-mail da secretária apenas me instruiu para continuar olhando no sitio da secretária para mais informações. Haja paciência, enquanto a Secretária resolve a seu tempo a sociedade recebe a informação como mais um beneficio aos professores... Benefício é, pena que não chegou.

Nenhum comentário: