terça-feira, 5 de março de 2013

O Fim da Bipolarização (8ª´s séries)


Caros alunos,

Segue a seguir, conforme o prometido, os vídeos que foram apresentados em nossa aula. É óbvio que inicialmente é preciso revermos nosso tema. Por isso, lembre-se:

O mundo Bipolar entrou em colapso nos anos 1980, principalmente entre 1989 e 1991, resultado de dois fatores conjulgados: o esgotamento da economia planificada da União Soviética e o surgimento de novos pólos mundiais de poder: como os países da União Européia, o Japão e mais recentemente a China.

Os vídeos a seguir tem o intuíto de demonstrar os marcos desse colapso, primeiramente o evento que marca a queda de um dos símbolos máximos do período: O Muro de Berlim. Observem inicialmente o que era esse muro:


Muro de Berlim virtual
Enviado por geocidades. - Vídeos de notícias da mídia alternativa.

A reportagem a seguir revive o momento da Queda do Muro e a felicidade dos berlinenses com o fim do muro que segregava-os (os separava). Revejam.



Nossos últimos vídeos da aula foram uma reflexão de outro episódio importante que finaliza esta período do século XX, o fim da URSS em 1990.



Um fim inusitado, mas que torno-se cada vez mais esperado. Após a queda do Muro de Berlim e a independência de vários países que participavam da URSS, que aos poucos iam organizando a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), não havia mais o que se esperar da URSS: "Na penumbra, sem hinos, sem homenagens...partiu para sempre um símbolo que já foi temido, já foi amado, já foi odiado...". Mas, o que se tornou o país que liderou uma das mais belas revoluções socialistas do século XX (A revolução Russa de 1917), vejamos o vídeo a seguir:



Uma revolução socialista histórica que após a II Guerra Mundial reorganizou o mundo e promoveu uma das maiores disputas ideológicas-políticas da humanidade (capitalismo X socialismo) se foi. As glórias e sofrimentos dos membros da ex-URSS estão aos poucos dando lugar ao capitalismo e a uma economia no Leste Europeu que vem se adaptando aos resquícios de quase um século de socialismo na área.

Nenhum comentário: