quarta-feira, 4 de junho de 2014

Compensação de Ausência (para os alunos do 1º ano do noturno da escola Mariano de Oliveira)

                    O Narcotráfico (tráfico internacional de drogas) tornou- se a partir de 1970 numa das maiores atividades econômicas do mundo. Não há como se enganar. O que vemos em nossos bairros, ruas e escolas faz parte de um movimento global de circulação dessas mercadorias, que muitas vezes desenvolvem-se num circuito cruel, onde os países pobres são em geral produtores e/ou distribuidores e os países desenvolvidos são, principalmente, consumidores.
                As instruções abaixo são referentes ao projeto de compensação de ausências, sobre o tema: Drogas. Para a compensação das faltas em geografia espera-se que se cumpram as seguintes etapas:

O que será avaliado em Geografia?
- Durante a apresentação do trabalho espera-se que o trabalho apresente os dados do mapa abaixo.
- Como dica, espero que os mapas também estejam presentes em cartazes, ou impresso, ou ainda, que os mapas estejam na apresentação de Power Point para que os professores que acompanharem a apresentação possam visualizar os dados. Lembrando, que essas são opções para a apresentação do trabalho.
- As questões listadas abaixo dos mapas deveram ser entregues juntos ao trabalho escrito. Para que a compensação seja aceita. Serão compensadas (25% das aulas dadas até o fim do semestre).
Análise do mapa
1)    O que esta sendo representado nos mapas?
2)    O que significam as setas apresentadas no mapa? O que significam as setas mais largas? E as mais finas? Qual a relação entre a largura das setas?
3)    O que significam os círculos no mapa? O que significam os círculos maiores? E os menores? Qual a relação entre o tamanho dos círculos?
4)    Ao compararmos os mapas se percebe pequenas mudanças em relação às rotas de tráfico de cocaína. Aponte que novas rotas surgiram a partir da comparação de 1998 a 2008.
5)    Liste os principais países produtores de cocaína e os países e/ou regiões consumidoras. Após relacione para cada país se este pode ser compreendido como país desenvolvido ou subdesenvolvido. 

1)      O que esta sendo representado nos mapas?
2)      O que significam as setas apresentadas no mapa? O que significam as setas mais largas? E as mais finas? Qual a relação entre a largura das setas?
3)      Liste os principais países produtores de ópio e heroína. Após liste os países e/ou regiões consumidoras. Por último, relacione para cada país e/ou região se este pode ser compreendido como país desenvolvido ou subdesenvolvido.

Obs.:  Para Biologia/Professor - João: O trabalho deve conter informações sobre "Drogas Lícitas (Cigarro e Álcool)". Outros professores que não propuseram temáticas especificas esperam por um trabalho generalista sobre o tema: "Drogas".

Nenhum comentário: